Bullet Journal: Sendo criativo e organizado ao mesmo tempo

Por: Andressa Silva - 04/06/2018

Olá me chamo Andressa Silva, sou ilustradora e desde 2017 sou adepta do método Bullet Journal para me organizar. Ao contrário do que muita gente pensa, o Bullet Journal não é um caderno onde você anota seus compromissos do dia como uma agenda ou planner. Ele é um método de organização criado pelo Ryder Carroll e tem sido usado por muitas pessoas pelo mundo. Se eu fosse resumir o que seria Bullet Journal em poucas palavras, elas seriam: organização criativa. Bullet Journal é basicamente você criar sua agenda de compromissos do zero, pegar um caderno em branco, criar o índice, metas, compromissos, datas comemorativas e até mesmo numerar as páginas, se você preferir.

E porque não fazer tudo isso seu Bullet Journal mais com sua cara? Eu amo customizar meus dias da semana com temas, fazer colagens, desenhar nas folhas e deixar tudo bem colorido. Existem aqueles que gostam do layout mais clean, porém por ser ilustradora, gosto de deixar tudo do meu jeito.


Imagem Arte

Eu faço muita colagem no meu Bullet Journal, então cola em bastão eu uso muito. É o meu tipo de cola favorita porque ela não deixa o papel enrugado, para fazer colagens é bem melhor.

Vamos para as canetas e marcadores que eu uso. A minha favorita é a PITT Brush, porque a ponta dela é mais firme e consigo ter mais controle no traço. Uso muito para escrever os títulos das listas e dos meses do ano. Gosto da cinza para fazer um efeito de sombra e o legal é que você pode usá-las como marcador já que elas também não transpassam para a outra folha.

Imagem Arte
Imagem Arte

Mais um marcador que uso é o de ponta porosa, ele faz letras mais grossas e assim posso escrever os títulos das páginas, como o dia da semana, ou o mês e assim ter mais destaque. E também uso para fazer desenhos na página porque ele não transpassa.

Imagem Arte
Imagem Arte

E por fim, canetas com escrita fina são sempre essenciais. Se você tem muitos compromissos no dia-a-dia, vai precisar de espaço para escrever tudo o que tem que fazer, então uma caneta que consiga deixar a letra fina, vai gerar mais espaço e você vai conseguir escrever mais. E caso essa caneta tenha várias cores disponíveis melhor ainda, pois você poderá usá-las para desenhar. Então, para isso eu uso a Fine Pen Color da Faber-Castell. Um detalhe muito importante é que ela não transpassa para o outro lado da folha, assim você não perde uma página à toa.

Imagem Arte

Então é isso, espero que vocês tenham gostado dessa listinha com meus materiais favoritos para Bullet Journal e que vocês se sintam inspirados a se aventurar nessa organização criativa comigo.

Vídeos inspiradores




Este vídeo foi gravado pelo Ryder Carroll criador do método Bullet Journal e se você consegue acompanhar vídeos em inglês, vai te ajudar a entender melhor como é essa ferramenta de organização.


Neste vídeo, você aprende a costurar o próprio caderno para fazer seu Bullet Journal.


Nesse vídeo, que eu fiz para a Faber-Castell, você aprende um layout fácil e criativo para sua playlist.


E neste vídeo, eu faço um tour pelo meu Bullet Journal para você se inspirar um pouco mais.

Andressa Silva é formada em Radio e TV pela UFPB e mora em João Pessoa. Curiosa e autodidata, começou a pesquisar sobre a profissão e se tornou ilustradora em 2012. Atua também como freelancer na área de design gráfico.



Comentários:

Para comentar você precisa estar logado.

Rudi Nicks 05/06/2018 18:26:45

Parabéns, muito sucesso em sua vida. Os brasileiros não são muito recíprocos com essa antiga atividade humana chamada trabalho ou com seus praticantes, não paute seu crescimento pela quantidade de elogios que recebe. Va lá e faça, satisfaça sua criatividade. Abraços.

Liziane Cavalcante 05/06/2018 17:56:50

lindo seu trabalho